Entre em contato conosco: contato@sara.org.br

O que oferecemos a você

Conheça abaixo nosso roteiro de mentoria

Nosso Foco: Mentoria

Cuidar de quem cuida é o primeiro compromisso do ministério SARA.

a) Mentoria, Mentor e Mentoreado. No trabalho de mentoria o pastor que está sendo acompanhado assumirá um compromisso com seu mentor de uma ou duas conversas por mês, por Skype ou telefone, de acordo com a disponibilidade de cada um.

b) Encontro de Mentoria. Os pastores sob mentoria se comprometerão a participar de dois encontros de mentoria anuais. Nas conversas mensais e nos encontros os pastores que estão sendo acompanhados serão orientados a:

- Vida com Deus. Mostrar aos pastores que tempo com Deus é uma das primeiras responsabilidades do pastor, devendo fazer parte de sua agenda de trabalho. Para que isto aconteça o pastor deve separar no mínimo uma hora por dia para estar com Deus.

- Leitura Diária. O Pastor é um profissional do conhecimento, vocacionado por Deus para ensinar. Se não se alimentar não terá o que oferecer. Só é possível oferecer aquilo que se tem. Por este motivo, entendemos que o desenvolvimento de um hábito de leitura diário é importante, para que não seja atropelado pelos muitos afazeres do ministério.

- Exercício Físico. Somente com saúde o Pastor terá energia suficiente para realizar a obra sob sua responsabilidade. É muito comum encontrarmos pastores novos sofrendo de obesidade, lutando com pressão alta, colesterol alto e desenvolvendo diabetes e, ainda, não poucos com depressão. Para evitar estes problemas é preciso desenvolver a consciência no pastor da necessidade de exercícios físicos, no mínimo, uma hora por dia.

- Conexão SARA. O SARA também oferecerá aos Presbitérios ou Denominações retiros de três dias com pastores, com o intuito de motivá-los a buscar mentoria e uma espiritualidade intencional.

2 - Espiritualidade

Espiritualidade permeia todas as nossas conversas e encontros. Entendemos que fomos chamados para trabalhar com Deus e não para Deus. Por este motivo o pastor somente entenderá o que Deus está fazendo e se tornará parceiro d’Ele se desenvolver um relacionamento com Ele através da prática diária dos exercícios espirituais e da prática da presença de Deus. Isto implica em:

a) Conhecer e praticar o ofício divino.

b) Obedecer ao Sabbah.

Para ajudar os pastores nesta caminhada na formação espiritual. O SARA lançará em 2016 uma pós-graduação em Espiritualidade com duração de dois anos.

Pós-graduação

A Pós-Graduação em Espiritualidade Cristã visa proporcionar ao aluno o contato com a tradição da espiritualidade cristã a partir dos escritos dos mentores na história da igreja, bem como a vivência das práticas e disciplinas espirituais. Com isso, esperamos que o aluno possa aprofundar seu relacionamento com Deus, proporcionando a transformação pessoal e a construção de um estilo de vida saudável e relevante, que influencie sua comunidade local.

Oferecido em dois anos, o curso procura viabilizar a participação de pessoas de qualquer lugar do Brasil, sendo os encontros divididos em quatro semanas por ano. O curso ainda será ministrado em um ambiente acolhedor e inspirador, que facilitará a prática do conteúdo aprendido em sala.

3 - Revitalização de igrejas

Percebemos que as igrejas têm vivido uma grande crise:

- As estatísticas mostram que 86% das igrejas históricas em nosso País têm menos de 100 membros. Muitas delas estão decrescendo e outras estagnadas.

- Os pastores se sentem perdidos, sem saber o que fazer para reverter esta situação. Eles foram treinados para serem capelães, pastores de manutenção, e se espera deles a resolução deste problema.

Para ajudá-los o SARA oferecerá fóruns práticos, onde discutiremos o problema e ofereceremos ferramentas úteis que ajudem a revitalizar igrejas que necessitam de revitalização. São oferecidas:

a) Palestras sobre Igreja Missional e passos práticos para revitalização.

b) Consultorias para Igrejas, Presbitérios e Denominações que desejam revitalizar suas igrejas.

c) Em breve uma pós-graduação em Revitalização de Igrejas.

Núcleos de Mentoria

a) Região de Porto Alegre - Responsável Matheus Abrahão Hetti Bahia e Vinícius Lima
b) Região de Curitiba - Davi Nogueira e Charles Mathias Renner
c) Norte do Paraná - Marco Aurélio e David gomes
d) Região de São José do Rio Preto - Mario Sergio de Góis e José Santos dos Passos
e) Região de Campinas - Casso Mendonça e Erivaldo Moura.
f) Região de Itapetininga - Eleazar Rodrigues e Fernando Lyra.
g) Rio de Janeiro - Hélio Paulo, Marcio Tenponi e Fabio Quintanilha.

Quem já fez recomenda

Louvo muito a Deus pela vida de cada um de vocês que deixando igreja e vida pessoal para estar conosco, gente necessitada e cheia de problemas em sua maioria. Que Deus recompense com uma justa medida a cada um segundo as suas obras recompense vocês por esta iniciativa.

man
Cezar de Oliveira Participante de Mentoria

Falar de mudança de vida é sempre algo muito delicado, pois naturalmente são os outros que têm maior autoridade para falar de supostas mudanças que estejam ocorrendo conosco. Entretanto, o que começou a ocorrer comigo desde que participei do retiro espiritual do SARA em setembro de 2015 no acampamento Vale de Bênçãos, tem sido algo maravilhoso, surpreendente, tanto quanto inexplicável.

man
Marcos Amaral Participante de Mentoria

Foi especial este retiro de pastores. Eu esperava que fosse muito bom. É muito bom saber que alguém se importa com os pastores. Todos nós pastores, precisamos saber que tem gente que fala a nossa língua, que não nos vê como seres desprovidos de mazelas. Na maioria das vezes somos olhados como “megas/ultra/powers”, o que é para alguns de nós pode parecer bom num primeiro momento, mas depois, somos traídos pelo que almejamos.

man
Marco Aurélio Participante de Mentoria

Os compartilhamentos, as caminhadas de silêncio foram fatos de toques de Deus em minha vida. Ao sair daí, saí com o coração leve, a mente clarificada e pronta para as minhas decisões que seriam tomadas. Elas foram tomadas com muita paz no coração. Minha família também se aquietou, decidiu junto comigo - esposa e filho, e pude experimentar os resultados do que Deus fez em minha vida.

man
José dos Passos Participante de Mentoria

12 replies added

  1. Pingback: meteorfilmz.com

    meteorfilmz.com

    Attractive component to content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I get actually loved account your blog posts. Anyway I’ll be subscribing on your feeds and even I fulfillment you access consistently quickly.|

    Responder

Leave your comment