Razões para participar de uma célula

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-8.png

Lourival Pupo 

Em meados dos anos 2000, a igreja na qual era membro começou a desenvolver um trabalho com células. Tudo aquilo que é novo causa duas reações, a primeira é um sentimento de perda, e isso tem haver com a nosso desejo de que as coisas estejam de acordo com a nossa vontade. Uma segunda reação é de que algo novo estava para acontecer e isso era muito bom. Confesso que a principio, eu estava inclinado para a primeira reação. Desde então, nossa comunidade tem participado de células. Algumas denominações têm aversão ao nome célula, por causa de alguns desvios e exageros. Creio que isso seja normal.  Bom, essa reação ao nome tem levado algumas igrejas a chamar por outros nomes aquilo que na prática funciona da mesma forma. Antes falar sobre o porque participar de uma célula, me permita dizer algumas razões pelas quais algumas 
pessoas não tem participado. 

1. É um lugar de fofoca. Realmente, se o grupo não estiver alinhado no propósito para o qual foi chamado, ele pode se desviar por caminhos diferentes dos quais foi criado para ser. 

2. Eu tenho vergonha de falar. Eu já ouvi muito sobre isso, na realidade, muitas pessoas não desejam colocar pra fora (ter um momento de catarse) algumas coisas que já deveriam ter saído de suas vidas. 

3. Eu prefiro um grupo grande. Quando alguém me fala algo assim, eu penso que essa pessoa deseja ficar no anonimato, sem relacionamentos com as pessoas, e isso é geralmente ruim. 

4. Eu prefiro ter um tempo com minha família. Essa pessoa ainda não compreendeu que a sua relação familiar é um tipo de célula e que a vivência em pequeno grupo fará muito bem a sua família. Na realidade, nossos filhos enxergam aquilo que priorizamos em nossa vida. Se nos dedicarmos a termos tempo com Deus por meio das células, eles verão que isso é importante. 

Depois de falar um pouco sobre algumas desculpas, passo a apresentar algumas razões do porque participar de uma célula. 

1. Tempo com Deus. Vivemos dias tão corridos, somos movidos pelo relógio, o tempo parece não ser suficiente para tudo o que precisamos fazer. Diante de uma realidade tão cruel, é fundamental um tempo de parada para ouvir Deus. E, Creio que a célula seja esse lugar de parada. Alguns podem dizer que tem seu tempo de devoção em casa, entretanto, o que tenho observado é que, isso é mais uma desculpa. Na célula louvamos a Deus, oramos, lemos a Palavra e aplicamos a nossa vida, somos desafiados a cumprir o chamado missional em nossas vidas, dentre outras coisas. 

2. Tempo com irmãos na fé. Se a nossa parada para um tempo com deus já difícil, imaginas para com os nossos irmãos na fé. Na célula, podemos pastorear uns aos outros, o irmão que está ao meu lado é usado por Deus tanto quanto eu. O encontro da célula torna-se um momento no qual vivenciamos a Koinonia, que numa tradução livre significa experimentar a vida juntos, ou seja, é compartilhar um tempo, que é precioso, de minha vida com o outro, com isso, deixamos um pouco de nosso egoísmo, e podemos viver aquilo que Jesus viveu e nos ensina, pois ele viveu assim com os discípulos. 

3. Exercícios dos dons. Se existe algo que nos leva ao amadurecimento em nossa fé, é quando usamos nossos dons. Cada pessoa tem o seu dom. E isso é evidente nas listas de dons contidas no Novo Testamento. O ponto em questão é que muitas pessoas nem sabem qual é o seu dom. Sendo assim, a célula se torn um instrumento para descoberta e uso ao mesmo tempo. Alguns se veem como um conselheiro, outro como intercessor, ainda mais um como um músico ou alguém que conduz o louvor. As possibilidades são infinitas. 

4. Cura para o nosso interior. Minha última razão está relacionada com as nossas mazelas interiores. A grande maioria das pessoas tem dificuldades, problemas que escondem e não com quem compartilhar. Na célula, quando vivenciamos de forma correta, torna-se um ambiente saudável, onde as pessoas tem liberdade para abrir o coração, e assim, serem curadas. Quando falamos, e deixamos aquilo que nos afligi estamos a um passo da cura. 

Creio que existam outras razões para ir a uma célula, mas por enquanto essas são oportunas. Quando estou escrevendo, penso na realidade da igreja que faço parte, talvez, isso não adequa-se à sua realidade. Abraço fraterno.