A tentação da liderança

Glenn McDonald

Qual é o versículo mais patético digno de contrariedade da Bíblia?

Existem vários candidatos. Mas, um dos finalistas deve ser Êxodo 32:24 quando Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel, abandona toda responsabilidade de liderança e prestação de contas diante de seu irmão Moisés.

Moisés subiu ao Monte Sinai e lá ficou por 40 dias – recebendo, entre outras coisas, os Dez Mandamentos. Arão permaneceu com o povo, que, tendo sido liberto recentemente da escravidão do Egito no Êxodo, aparentemente está competindo para ver o quão rápido eles podem quebrar todos os dez. A multidão se aproxima de Arão e começa a choramingar. Nós estamos cansados ​​de ficar presos no deserto. “Faça para nós deuses que irão diante de nós …”. É hora de chegar a algum lugar. É hora de trocar de deus. Os israelitas imploram a Arão para inventar um deus que eles possam controlar.

Arão se dobra. “Tirem os brincos de ouro de suas esposas, de seus filhos e de suas filhas que estão usando e traga-os para mim”. Arão mais do que depressa faz um molde de ídolo na forma de um bezerro. Por que um bezerro?

Com toda a probabilidade esse ídolo representa um touro – antigo símbolo de vitalidade, força e potência. Como o historiador Thomas Cahill observa em seu livro The Gifts of the Jewish, isso é algo com que as pessoas podem se identificar e se compreender. Êxodo 32:6 relata: “No dia seguinte o povo levantou-se cedo e ofereceu holocaustos e apresentou ofertas de comunhão. Depois, eles se sentaram para comer e beber e se levantaram para se deliciar com a folia”. “Folia” é uma tradução gentil. Isso é algo da ordem de magnitude além da média era na verdade uma festa carnavalesca. Pior ainda é o que Arão disse ao povo na noite anterior: “Amanhã haverá uma festa ao Senhor!”

A palavra hebraica para “SENHOR” neste versículo é Yahweh. Esse é o nome especial do Deus da Aliança. Arão não é apenas cúmplice da idolatria, mas tudo está sendo feito em nome de Deus.

Uma coisa é desobedecer a Deus mentindo, roubando ou trapaceando. Mas é muito pior dizer que Deus endossa minha mentira sobre declaração de meus impostos, ou, que Jesus se solidariza com minha necessidade emocional de continuar um relacionamento secreto fora do casamento.

Como pastor, sei que não é fácil ser Arão. Todo líder espiritual é tentado a se afastar dos limites que Deus traçou claramente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. 

Eu sei como sou suscetível a essa tentação. Se você vier a mim em busca de orientação espiritual, quero sinceramente dizer-lhe algo que o deixará feliz. Então, quero que você coloque algo imediatamente nas redes sociais: “Meu pastor! Você tirou meus fardos e resolveu cada um dos meus problemas”.

A propósito, a maneira mais fácil de fazer isso e arruinar sua vida e a minha ao mesmo tempo será diminuindo os padrões de Deus – e depois mentindo para você mesmo dizendo que é isso que Deus quer que façamos.

Quando Moisés desce do Monte Sinai ele não pode acreditar que seu irmão mais velho, em apenas 40 dias, desabou tão completamente. Ele disse a Arão: “O que essas pessoas fizeram com você, para que o levasse a tal pecado?”. Eles te ameaçaram? Eles te torturaram forçando-o a assistir a todas as quatro temporadas de Saved by the Bell?

O que nos leva à explicação de Arão para seu comportamento. “Não fique zangado”, disse ele a Moisés. “Você sabe como essas pessoas são propensas ao mal.”

Lição de liderança nº 1: Não importa o quão necessitados e irracionais aqueles a quem servimos possam ser em um determinado dia, é sempre nossa responsabilidade fazer o que é certo. Culpar aqueles a quem somos chamados a amar é um obstáculo. Arão continua: “Eu disse a eles: ‘Quem tiver alguma joia de ouro, tire-a’. Então eles me deram o ouro, e eu joguei no fogo, e este bezerro saiu!” (Ex. 32:24).

Lição de liderança nº 2: Assuma a responsabilidade. Todos do povo e Arão sabem que há um bezerro de ouro no meio do acampamento porque nós o fizemos, e não outra pessoa o fez.

Todos nós somos chamados para exercer liderança nas coisas de Deus, mesmo não tendo um título especial. E os líderes devem escolher seguir a missão que Deus colocou diante deles, mesmo que a multidão esteja implorando para que aceitemos algo menor.

Tradução de J. C. Pezini