Autocuidado ou automedicação

Carey Nieuwhof

Deixe-me adivinhar. Você está tão ocupado cuidando dos outros – pessoas em sua igreja, seus filhos, sua família, seus amigos – que não tem realmente cuidado muito de si mesmo, não é?

Bem-vindo à liderança! Principalmente se está liderando uma igreja. Você corre muito. Você trabalha muitas horas e, está tão ocupado cuidando dos outros que se esqueceu de cuidar de si mesmo.

Normalmente, quando pergunto aos líderes de igrejas como estão indo pessoalmente, eles admitem que não cuidam muito bem de si mesmos. E quando você não cuida muito bem de si mesmo, adivinha o que você acaba fazendo em quase todos os casos? Você acaba se automedicando.

Cada líder pode escolher entre o autocuidado e a automedicação e, inconscientemente, muitos escolhem a versão “educada” da automedicação. E como você saberia se tem feito isso?

O QUE É AUTO-MEDICAÇÃO?

Eu nunca tinha ouvido falar do termo ‘automedicação’ até me casar. Mas, minha esposa Toni é uma profissional da área de saúde. Ela usa este termo para descrever o que as pessoas fazem para lidar com o estresse, a ansiedade e as dificuldades da vida. Quando o estresse e a vida o oprimem, você optará por reagir a ele de uma forma saudável (autocuidado) ou de uma forma não saudável (automedicação).

E quando você pensa em automedicação, não pense apenas em comprimidos ou álcool. Como veremos abaixo, existem algumas maneiras muito “socialmente aceitáveis”, até mesmo para os cristãos, de se automedicarem. Mas os resultados ainda são entorpecedores.

A escolha é sua, mas a primeira realidade é esta: o autocuidado é muito mais saudável do que a automedicação. A segunda realidade é tão importante quanto: se você não escolher intencionalmente o autocuidado como líder, você vai acabar se automedicando.

Veja a seguir cinco atitudes que são aceitáveis socialmente por parecerem ‘normais’ mas que se comparam a pratica de automedicação:

1. COMER DEMAIS – Estar acima do peso ou mesmo ser obeso é quase normal em alguns círculos cristãos.

     Como alguém que tem que cuidar muito bem do próprio peso (e não entende como alguém pode ser um depósito de feijão), eu tenho empatia. E, também sei que muitas vezes, mesmo quando não estão com fome mas apenas chateados ou entediados, a comida é a droga escolhida por muitos líderes cristãos.

2. TRABALHANDO MAIS – Mais uma vez, trabalhar muitas horas é socialmente aceitável, até mesmo recompensador em alguns círculos.Como um workaholic em recuperação, eu também sei!

Mas trabalhar muito, sem nenhum momento de lazer ou tempo de descanso, não apenas torna o trabalho enfadonho, mas também torna os lideres desobedientes. É irônico, mas a forma como alguns líderes lidam com o estresse associado ao trabalho é trabalhando ainda mais. Isso entorpece a dor.

3. FOFOCA – É apenas uma teoria, mas acho que quando nos sentimos mal conosco mesmos, dizemos coisas ruins sobre as outras pessoas.

     Frequentemente, os líderes da igreja que não cuidam de si mesmos acabam com toxina suficiente dentro deles para quererem derrubar outros. Em muitas igrejas, os pedidos de oração são sessões de fofocas mal disfarçadas. E, muito frequentemente, os cristãos preferem falar sobre alguém e seus terríveis infortúnios do que ajudá-lo. Isso é simplesmente pecaminoso.

 4. GASTOS – Quer se trate de terapia de varejo no shopping, encomendando mais de sua atividade favorita online ou, o esforço constante para adquirir uma casa maior, um carro melhor, a tecnologia mais recente ou a última tendência, os cristãos podem facilmente entorpecer sua dor acumulando interminavelmente coisas que acabam em um aterro sanitário um dia.

5. ABUSO DE SUBSTÂNCIAS – Claro, você provavelmente não desenvolverá o vício em cocaína. Mas, às vezes pode ser mais sutil do que isso.

     Quer seja uma bebida todos os dias quando você chega em casa ou um uso excessivo ou indevido de sua receita legítima, os líderes cristãos podem cair no padrão clássico de recorrer a uma substância em vez de recorrer a Deus em busca de alívio.

Então, se você não quer acabar se automedicando, o que você faz?

DEZ OPÇÕES SAUDÁVEIS PARA AUTO-CUIDADO – A melhor coisa que você pode fazer como líder é cuidar bem de si mesmo. Quando você reserva um tempo para cuidar de si mesmo, sempre estará em uma posição melhor para cuidar dos outros. Não há nada realmente novo nessas dez opções, mas quando você as faz, elas têm um impacto incrivelmente positivo em sua saúde e bem-estar pessoal, espiritual e outras áreas de sua vida.

1. UM ÓTIMO TEMPO DIÁRIO COM DEUS

Seja qual for o método que você usa, o tempo com Deus é importante. E sua caminhada pessoal com Deus muitas vezes é uma vítima do ministério. Não deveria ser!

2. EXERCÍCIO FISICO

Estar fora de forma fisicamente significa que você nunca estará em sua melhor forma mental ou emocionalmente. Eu também não gosto de exercícios, então investi em uma bicicleta, mesmo que fosse usada.

 3. UMA DIETA SAUDÁVEL

Você é o que você come. Descartar os alimentos processados por alimentos saudáveis pode fazer uma grande diferença.

4. SONO ADEQUADO

Se eu não dormir de 7 a 8 horas regularmente meu corpo sente. Infelizmente, às vezes outros são alvos do meu próprio mau humor. Eu realmente acho que o sono é uma das armas secretas de liderança mais subestimadas que existe.

5. ESPAÇO EM BRANCO INTENCIONAL NO SEU CALENDÁRIO

Não dá para um líder cristão trabalhar os três períodos do dia (manhã, tarde e noite), 7 dias por semana! Você pode agendar tempo livre e inativo da mesma forma que agenda reuniões. Apenas faça!

6. AMIZADES SAUDÁVEIS

O ministério pode ser desgastante. Quando foi a última vez que você saiu com um amigo que você não precisava ministrar? Quem te faz rir até chorar? Saia com eles. Doses regulares de relacionamentos vitais podem fazer muita diferença.

7. MARGEM

Eu sou mais gentil quando tenho mais margem. Isso é verdade em termos de meu calendário, mas também é verdade em relação às finanças. Como você pode ser generoso com seu coração, tempo, dinheiro e atitude se não tem mais nada para dar?

8. HOBBIES

Andar de bicicleta, passear de barco e fazer churrasco são meus hobbies atualmente. Você pode fazer coisas muito mais interessantes do que isso, imagino. Tire algumas fotos. Faça uma caminhada, cultive flores e plantas, pratique a marcenaria caseira, etc.

9. TEMPO DE FAMÍLIA

Faça uma viagem, saia para jantar. Se divirta! Jogue alguma coisa mesmo que seja na garagem. Cozinhar juntos, passear num parque, assistir filmes ou series, jogar basquete ou futebol, etc.

10. COACHING E ACONSELHAMENTO

Por cerca de 12 anos tive treinadores e conselheiros que me ajudaram a superar obstáculos e problemas da vida. Inestimável tal ajuda. Sim, eu pago por esta ajuda, mas é um investimento na minha família, na minha igreja e na minha vida. Eu sou diferente e melhor por conta disso.

Tradução J. C. Pezini