Serei Próspero

Glenn McDonald

Vamos dar uma olhada em Provérbios, o livro único da Bíblia sobre nossa necessidade infinita de sabedoria.

       “Deus quer que você seja rico. Deus quer que você seja saudável. Deus quer que você prospere”.

      De acordo com uma corrente muito popular do cristianismo, você pode ter tudo. Você pode nomeá-lo e reivindicá-lo. Tudo o que você precisa fazer é acreditar nisso de todo o coração. Precisa de confirmação? Basta olhar para o estilo de vida e contas bancárias de alguns dos pregadores do Evangelho da Prosperidade mais famosos da América.

    O evangelista da TV Kenneth Copeland não consegue se imaginar fazendo  o  Ministério sem seu jato particular. Em 2015, ele declarou que viajar em voo comercial (como pessoas comuns) é equivalente a entrar “em um tubo longo com um bando de demônios”. Se fizesse isso, “ele teria que parar de fazer 65% do que estava fazendo”.

    Para não ficar para trás, o evangelista Creflo Dollar pediu a cada um de seus seguidores para doar 300 dólares para apoiar sua Campanha do Projeto G650. G650 é o melhor modelo de um jato Gulfstream do mercado, o qual custa 65 milhões de dólares. Quando Dollar começou a ser criticado por desafiar seus seguidores a financiar tal extravagância, ele declarou num sermão: “Se eu quiser acreditar em Deus por causa de um avião 65 milhões de dólares, você não pode me impedir. Você não pode me impedir de sonhar. Vou sonhar até que Jesus volte. ”

     Jim Bakker, o televangelista dos anos 80 que passou anos em uma prisão federal por fraude postal e conspiração, está reconstruindo seu reino em Branson, Missouri. Ele agora está vendendo lotes em um empreendimento que, segundo ele, será o lugar mais seguro para se viver quando o Apocalipse chegar. “Para onde você vai quando o mundo estiver pegando fogo?” ele pergunta. “Este lugar é para o povo de Deus!”

     Historicamente, os seguidores de Jesus sempre foram ameaçados por três ídolos ferozes: dinheiro, sexo e poder. Os cristãos americanos há muito foram seduzidos por um quarto rival da liderança de Deus em suas vidas: o sucesso!

     Para muitos de nós, esta é uma notícia chocante. Afinal, não é a prosperidade financeira – representada por um ótimo trabalho, uma conta de poupança crescente e muitas coisas legais – um sinal seguro da bênção de Deus?

       Mas qualquer leitura honesta das quatro biografias de Jesus do Novo Testamento – Mateus, Marcos, Lucas e João – revela que “prosperar”, em vez de ser a prova do favor de Deus, é na verdade nossa ameaça espiritual número um. “Você não pode servir a Deus e ao mesmo tempo o dinheiro,” de acordo com Jesus” – Mateus 6:24.

     Então, onde os pregadores da prosperidade vão cavando em busca de textos de prova de que Deus deseja que você tenha uma vida mais feliz e fácil?

     Frequentemente, eles recorrem ao livro de Provérbios, que à primeira vista parece leitura obrigatória para um seminário de autoajuda de Tony Robbins. É fácil escolher versos de felicidade. “A sabedoria diz, comigo estão riquezas e honra, riqueza duradoura e prosperidade” (8:18),  “Aquele que confia no Senhor prosperará” (28:25). A obediência aos ensinos sábios proporcionará “longitude de dias e anos de vida e paz” (3:1-4).

     Provérbios 16: 3 é um dos versículos, de toda a Bíblia, que mais podemos ver frequentemente citado: “Entrega a tua obra ao Senhor e os teus planos serão estabelecidos”. Repetidamente, isso é o que ouvimos: “Se eu contar a Deus sobre os planos que fiz para mim, e cobri-los com algumas orações, então Deus está encarregado de tornar meus sonhos realidade”. Mas esse não é o verdadeiro impulso desse texto.

     “Entregar nosso trabalho ao Senhor” significa confiar no poder de Deus (não no nosso) e discernir os sonhos de Deus para este mundo destruído (não nossas esperanças particulares de que possamos de alguma forma sair deste lugar ilesos). Então, humildemente nos inscrevemos como seus servos.

     Todas as manhãs nos colocamos sob a palavra de Provérbios 3:5,6: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento (ou como a Bíblia Viva parafraseia de forma memorável: ‘Não confie no que você acha que você sabe’) reconheça-o em todos os seus caminhos, e ele endireitará suas veredas”.

     É importante notar que a palavra traduzida como “prosperidade” nas Bíblias em inglês é quase sempre a palavra hebraica shalom. Shalom representa muito mais do que apenas “paz”. Evoca os anseios mais profundos de Deus pela humanidade – uma realidade que inclui justiça, bondade e alegria para as pessoas em todos os lugares.

      Se confiarmos no Senhor de todo o coração, teremos prosperidade?

     Sim, se entendermos a prosperidade não como “ter sucesso no sonho americano”, mas experimentar pessoalmente o caráter de Cristo. O trabalho de Jesus não é nos fazer felizes. Ou, nos tornar ricos. Ou, manter-nos livres de câncer, sofrimento, dor e decepção. O trabalho de Jesus é nos tornar sábios. E bons.

      E mais do que qualquer outra coisa, neste mundo e no próximo, nos transformar em pessoas iguais a Ele.

Tradução de JC Pezini